Hiperconectada, pragmática, autodidata e com forte senso crítico. Essa é a geração Z. Composta por jovens nascidos entre a década de 90 e os anos 2000, representou em 2019, 32% da população mundial, segundo dados divulgados pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Conhecidos como nativos digitais, nasceram em uma era totalmente tecnológica e não conseguem imaginar um mundo sem internet. Para eles, tudo deve acontecer de forma online e com troca instantânea de informações. É uma geração que vive múltiplas realidades – tanto presenciais quanto digitais -, acredita na diversidade e vê na tecnologia uma forte aliada para tomada de decisões.
Possuem um grande poder de influência, chegaram para mudar o mercado e principalmente a forma de se relacionar com o consumo. Por isso, é muito importante para qualquer marca que queira ingressar nesse universo, conhecer esse perfil e entender como essa geração se comporta no ambiente digital.
Uma pesquisa do Think with Google, portal de pesquisa e tendências da Google, reuniu dados na reportagem “Gen Z: A Look Inside Its Mobile-First Mindset” (Gen Z: Um olhar dentro de sua mentalidade móvel) para ajudar os profissionais da área e possíveis investidores a entenderem o comportamento desses jovens.
A reportagem divulgou que os dispositivos mais utilizados pelos “Gen Z” são o smartphones (78%), notebook (69%), televisão (68%) e videogames (62%). Esses adolescentes são capazes de passar até 3 horas do dia, assistindo conteúdos da internet pelo celular do que desenvolvendo qualquer outra atividade. Para eles, ter um telefone é um dos fatos mais importantes e um marco em suas vidas, assim como a graduação e a carteira de motorista.
No Brasil, cerca de 38% dos adolescentes preferem acessar a internet em um dispositivo móvel. Esse comportamento faz com que esses jovens sejam um bom nicho de mercado a ser explorado, pois os mesmos, junto com a evolução tecnológica constante, ditam o comportamento dos e-commerces e suas tendências.
Conhecer o perfil desses jovens é o primeiro passo para atender suas expectativas e desejos. É uma geração: crítica, dinâmica, autodidata, que não reconhece hierarquias facilmente e que muda de opinião muito rápido. Vivem o conceito de all-line e querem tudo para agora.
São extremamente exigentes e prezam pela ética. Por isso, além de oferecer produtos que atendam ao seus anseios, a transparência deve ser a base da relação que se iniciará com eles. Além disso, podemos dizer que a geração Z é:
Preferem viver uma experiência de forma personalizada, via rede social e adaptada aos seus hábitos e necessidades. A privacidade é fundamental. Por isso, publicidades invasivas não são bem vistas, 61% desses jovens só compartilham suas informações pessoais com as marcas em que confiam.
É uma geração aberta capaz de transitar por diversas comunidades ou “tribos”. Para eles, não importa o pensamento, sempre existirá uma conexão entre as pessoas. A diversidade acompanha todas as suas atitudes.
Não importa como foi a experiência, a geração Z gosta de se mostrar. São autênticos, espontâneos e não tem medo de expor sua intimidade. No ambiente digital comentam compartilham e avaliam tudo. Gostam de ter o controle da informação e são os principais responsáveis pelo feedback em sites e redes sociais.
Ser uma celebridade da TV já não é algo que atrai esses jovens. Para eles, pessoas reais, com realidades parecidas com as suas, é que fazem a diferença e ditam o seu comportamento. Seus ídolos são youtubers, blogueiros ou aqueles conhecidos com Digitais Influencers.
Se comunicam por códigos. Usam esse tipo de linguagem para explorar seu poder crítico e senso de humor. Baseados em memes e emojis, possuem um grande poder viral e uma ótima habilidade de transformar situações através da comunicação.
Comportam-se com responsabilidade social e são sensíveis perante situações injustas. Estudos recentes mostram que é uma geração a favor das causas ambientais e da igualdade de raça, gênero e salário. Além disso, a verdade deve estar acima de tudo, ser transparente com a sua marca é fundamental.
Depois de conhecer melhor o perfil desses jovens é muito importante montar estratégias de marketing digital para atrair sua atenção. Voltada para o público jovem e para os amantes de cinema, a Moviecom é uma marca que apostou nessas estratégias e que tem hoje uma relação consolidada com o seu público. Quer saber o que fez a Moviecom se destacar? Listamos aqui algumas das estratégias que fizeram toda a diferença:
Essa com certeza é uma das principais estratégias do Marketing Digital. Produzir conteúdo para o seu público é de extrema importância para se manter no topo das suas relações. Com a geração Z, isso é ainda mais importante. Por estarem em constante evolução e nunca se contentarem com o mesmo, é preciso trazer a eles um conteúdo especial e diferenciado. Além das estratégias de Inbound marketing – que ajudam no reconhecimento das suas personas e facilitam na hora de estabelecer a melhor estratégia -, criar um blog, ter um site sempre atualizado, investir em SEO, plataformas de vídeo como o Youtube e estar ativo nas redes sociais (Facebook e Instagram) é a grande sacada do momento.
Porém, para os Gen Z´s existe ainda outra particularidade: algumas dessas redes já não fazem mais parte da sua rotina. O Facebook por exemplo, vem deixando de ser utilizado por esses jovens – apenas 9% escolheram o Facebook como sua rede social favorita. Por estarem sempre ligados á tudo o que está acontecendo no mundo todo e valorizarem o aqui e o agora, é possível dizer que a grande sensação para eles é o Instagram. Pensando nisso, boa parte do conteúdo da Moviecom pode ser encontrado por lá. Com uma linguagem própria e bem diversificada, o público pode se informar sobre todas as novidades da 7ª arte, dos bastidores aos grandes lançamentos.
Já sabemos que a geração Z criou sua própria linguagem. Por isso, ter domínio sobre ela é essencial. De cada postagem no Facebook pelo menos em duas a Moviecom aposta em Memes; E os emojis estão em todas elas, detalhes que podem parecer simples mas que fazem toda a diferença. Além de estabelecer uma conexão com o seu público mostra que a marca está sempre antenada e por dentro de tudo o que acontece no universo desses jovens.
Outro ponto fundamental é: jamais crie um conteúdo frio e que será esquecido facilmente. Para isso, busque sempre a interação com esses jovens, eles são os mais responsivos nas redes sociais. Cada vez mais, eles querem participar das suas ações, trazer engajamento é fundamental.
Publicações que incentivam perguntas e respostas ou até mesmo divulgação de promoções são excelentes maneiras de promover a sua marca. Crie Gifs, enquetes, peça para que curtam e compartilhem. Isso aumenta o número de seguidores e consequentemente a sua credibilidade. Foi por esse caminho que a Moviecom chegou hoje as suas 207 mil curtidas no Facebook e cerca de 55 mil seguidores no Instagram. E isso é só o começo.
Um estudo recente do Pew Research Center, mostrou que o Youtube é a plataforma mais popular entre os jovens dos Estados Unidos, e que no Brasil, 55% das pessoas entre 14 e 18 anos estão conectados ao Youtube diariamente. Por isso, ele não pode ser deixado de lado. Apostar nessa ferramenta e trazer o seu conteúdo para dentro deste ambiente é com certeza a melhor sacada para atingir a geração Z. Esses usuários não querem receber conteúdos de um clique só. Eles querem conversar, interagir e se sentirem imersos no assunto. Os vídeos possuem esse poder de imersão e trazem informação e proximidade. Investir nessa opção traz bons resultados.
O canal da Moviecom no Youtube tem cerca de 14 mil inscritos e pensando nessa interação, são produzidos para lá, conteúdos como a divulgação de filmes, entrevistas, resenhas e uma tag totalmente direcionada para avaliar e comentar todas as novidades do cinema. Além de ter um canal, investir em vídeos nas redes sociais também é outra sacada, só o fato de publicar o trailer de algum filme já é algo capaz de criar engajamento e trazer respostas positivas no Facebook.
Manter essa geração atualizada e informada, para isso nada melhor que um site ou blog que facilite essa troca de informações. É preciso trazer um conteúdo informativo, com a linguagem deles e de fácil acesso. Mas isso não é o único ponto de partida. A Geração Z gosta de autenticidade e de sentir que o que ela consome é diferenciado. Por isso em um blog ou site, esses jovens também exigem qualidade e, principalmente, bons layouts. Facilite o acesso, seja criativo e esteja atualizado. Isso fará toda a diferença.
Conhecer, criar, elaborar estratégias e estar sempre aberto para o que é novo. Esse é o principal diferencial para conquistar a geração Z. Agora que você já conhece um pouco mais sobre ela e viu que é possível conquistá-la, que tal vir bater um papo com a gente?