E-commerce em 2020: tudo o que você precisa saber para dar um start no seu projeto

Se você acha que falar sobre E-commerce é um assunto de “gente grande” – ou no caso, um assunto para empresas grandes -, chegou a hora de saber que não.

E-commerce em 2020: tudo o que você precisa saber para dar um start no seu projeto

Os hábitos de consumo mudaram. Estar atento às novas possibilidades de negócios pode ser uma oportunidade para todos que planejam aumentar e fortalecer a sua presença no mercado digital. 

O E-commerce (comércio eletrônico para ficar mais simples de entender) é uma modalidade totalmente digital, ou seja, um espaço onde são feitas compras e vendas de diversos produtos e serviços através de dispositivos e plataformas eletrônicas, como computadores, tablets e smartphones. Atualmente, abrange um universo com diversos canais de vendas. O mais conhecido é a loja virtual (plataformas E-commerces), mas também existem os marketplaces, as vendas nas redes sociais e até as vendas por e-mail marketing.

Possibilidades que, quando bem planejadas e empregadas corretamente ao seu plano de negócios alinhadas a um bom trabalho de Marketing Digital, trazem resultados incríveis. Por isso, separamos neste post tudo o que você precisa saber sobre E-commerce para dar logo um start no seu projeto. Vamos lá?

 

O E-commerce brasileiro em 2020

Nos últimos anos, o crescimento do E-commerce no mercado brasileiro se tornou mais expressivo, mudando sua forma de ser e consequentemente mudando seus clientes, que passaram a prezar por praticidade e segurança. 

O E-commerce brasileiro em 2020

Tendo como principais segmentos: moda e beleza, eletrônicos, mídias físicas, comida, cuidados pessoais, móveis e itens de casa, só em 2019 o e-commerce brasileiro cresceu 23%, alcançando um faturamento de R$ 89,9 bilhões. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), para este ano as projeções eram ainda melhores, com um crescimento de 18% em relação ao ano passado.

Mas por que o verbo “eram”? Porque essas projeções não esperavam as mudanças que a pandemia do Covid-19 trariam para os hábitos de vida e de consumo das pessoas, que estão vendo ainda mais no mercado digital a melhor forma de continuar consumindo sem precisar sair de casa.

A ABComm e a Konduto, empresa especialista em risco e prevenção à fraude no e-commerce e em pagamentos digitais, fizeram um levantamento sobre as vendas online no Brasil desde que a ameaça do novo Coronavírus se tornou uma realidade. Divididos em 16 categorias, foram analisados mais de 45 milhões de pedidos feitos em 4 mil lojas virtuais entre 1º de março e 25 de abril de 2020.

Considerando apenas as vendas online de produtos físicos, o estudo mostra que apesar de terem uma pequena queda no início da pandemia, a variação de compras pela internet cresceu 17% em relação ao período anterior (sem a pandemia) e já acumula um crescimento de 40%. Os segmentos com maior destaque foram os de produtos essenciais (farmácias e alimentos) e os de artigos esportivos, seguidos pelos produtos de moda e beleza e eletrodomésticos. Números bastante positivos diante de um cenário com tantos desafios que tendem a crescer ainda mais.

Com tantas mudanças e com tantas exigências para se manter ativo no mercado, mais do que nunca é muito importante investir no comércio digital e entender quais os canais de vendas funcionam melhor para o você e o seu negócio.

 

E-commerce: Principais canais de vendas, como funcionam e qual é o melhor para o seu negócio

A estrutura de um E-commerce pode ser dividida de acordo com a venda de produtos (físicos e digitais) e serviços (presenciais ou a distância) e funciona da seguinte forma: exposição de produtos, pagamento (concretização da venda) e entrega de mercadorias.

E-commerce: Principais canais de vendas, como funcionam e qual é o melhor para o seu negócio

É muito importante saber que essas características traduzem o que é um e-commerce, mas não o definem de fato, pois o E-commerce é muito mais do que apenas vender online. Por trás disso, existem processos que vão do marketing e atendimento inicial, até o envio e a relação com o cliente pós-venda.

Para entender melhor, separamos aqui os principais canais de venda E-commerce. Confira em qual deles você se encaixa ou qual deles é o melhor para você o seu negócio:

Loja virtual própria

Ter um e-commerce próprio pode trazer muitos pontos positivos para a sua empresa. Mais profissionalismo e segurança tanto para quem está vendendo, quanto para quem compra. Com sua loja virtual, há a possibilidade de vender em qualquer dia e horário, o que em uma loja física ou até mesmo em uma rede social não seria possível. Também é possível dar mais visibilidade aos produtos e inúmeras possibilidades de integração e menores taxas cobradas em meios de pagamento. 

E-commerce Business to Business (modelo B2B)

Outro modelo bem comum no mercado que possui as relações comerciais entre empresas, ou seja os produtos e serviços são comercializados exclusivamente por elas. Um bom exemplo de negócios assim é o nosso cliente Casa Cardão, uma loja atacadista do setor de ferramentas e materiais para construção. Existem regras de negócio específicas em que precisam ser avaliadas por uma equipe de programação, por isso o ideal é desenvolver plataformas customizadas de acordo com a realidade do seu negócio.

Marketplace

É como se fosse um grande shopping virtual. Nele são reunidas em um só lugar diversas marcas e lojas, facilitando a procura pelo melhor produto e melhor preço. 

  • Business to Consumer (modelo B2C): o nome pode até ser complicado, mas o modelo B2C é muito simples, é aquele tipo de comércio eletrônico onde as empresas interagem diretamente com o cliente final, possibilitando o acesso do cliente a um número maior de informações sobre os produtos, é aquele que corresponde ao setor varejista do mercado digital. Ex: Lojas Americanas, Ricardo Eletro, Casas Bahia e a Magazine Luiza.
  • Consumer to Consumer (C2C): na tradução mais simples de consumidor para consumidor. Neste ambiente existe uma relação de vendas onde uma empresa age como agente terceirizado de vendas, quando a troca ocorre por meio eletrônico. São sites que permitem possibilitam que pessoas de diferentes lugares, anunciem seus produtos por meio da plataforma. Ex: OLX, Mercado Livre e Ebay.

M-commerce

É um modelo que tem crescido bastante nos últimos anos, em função do aumento do número de pessoas que utilizam smartphones e tablets no comércio eletrônico. O Mobile Commerce contempla as soluções para quem realiza essas transações e está muito ligada ao desenvolvimento de aplicativos de compra e venda para todos os setores

S-commerce

É um dos modelos mais usados pelos microempreendedores, pois consiste em integrar a loja virtual às mídias sociais. De forma, que quem aplica esse modelo de negócio consegue interagir com o conteúdo oferecido. Aumentando o alcance e a visibilidade do negócio a partir de uma estratégia conjunta de loja e redes sociais. Facebook e Instagram possuem ferramentas exclusivas para isso, como o botão “Comprar agora” na capa da página, que pode ser configurado para redirecionar o cliente para um site específico ou um aplicativo.

 

Cada um desses modelos podem oferecer excelentes resultados, desde que sejam trabalhados corretamente com dedicação e uma boa estratégia. Conhecer o seu negócio, o seu público e ter uma meta e um plano de ação bem definidos são os primeiros passos para se ter sucesso no comércio digital. Para isso, é muito importante alinhar a sua empresa a um bom planejamento de Marketing Digital.

 

Redes sociais para e-commerce: por que usar?

Redes sociais para e-commerce: por que usar?

A partir do momento que você consegue alinhar e entender o seu público e o seu negócio, ter uma plano de ação e de divulgação da sua marca é muito importante. Mas para ter um destaque ainda maior diante da forte concorrência é preciso mais do que apenas uma plataforma estruturada para atender ao cliente. Um bom trabalho de divulgação é essencial para este processo e ter as redes sociais como suas aliadas garantem ainda mais bons resultados. Porque:

  • Aproximam o seu negócio e o seu público: quando você humaniza a sua marca, e faz com que ela seja presente no cotidiano do seu consumidor, você se aproxima ainda mais dele. Pois é através das redes que eles se expressam e podem se tornar grandes agentes de divulgação.
  • Ajudam a segmentar o seu negócio: quanto mais focada em um público for sua estratégia melhor será o seu resultado. As redes sociais te ajudam a conhecer ainda mais o seus usuários e assim facilitam a criação de suas personas.
  • Funcionam como porta-vozes da sua marca: quanto mais presente, melhor é o canal de atendimento com o seu consumidor. Por isso, as redes sociais ajudam a expressar os valores da sua empresa e também facilitam o acesso do seu consumidor a elas, pois servem como um canal de divulgação e também de atendimento.

 

Estratégias que fazem toda a diferença para um bom e-commerce

Adotar um posicionamento que atende seus consumidores é de extrema importância para que o seu negócio ganhe ainda mais força no comércio digital. Além das redes sociais, outras estratégias podem ser adotadas para ter bons resultados como utilizar outras ferramentas do marketing digital (Inbound Marketing, remarketing, SEO, entre outros) e buscar um relacionamento personalizado com seus consumidores através de sites personalizados e exclusivos. Que foram os casos do iFraldas e da Casa Cardão.

O iFraldas é uma plataforma onde a gestante é pode criar um Site de Gravidez personalizado, compartilhar fotos, notícias e informações sobre o Chá de Revelação ou Chá de Fraldas. Ele ainda permite a compra de fraldas virtuais por amigos e familiares, onde surgiu o marketplace iFraldas. Por meio da lista de fraldas virtuais ela recebe o crédito correspondente das compras, ganhando mais liberdade na compra de fraldas de acordo com a sua necessidade.

A Tripé Criação desenvolveu a identidade visual, o site e todo o sistema do marketplace que está no mercado há cerca de 1 ano e meio. A plataforma já teve mais de 10 mil sites criados por gestantes de todo o Brasil. A atualização mais recente incluiu a opção da gestante criar também um site de chá de revelação.

Já a Casa Cardão optou por uma atualização da sua plataforma. Ela utilizava em seu site um sistema de pedidos defasado. Após analisarmos todas as suas funcionalidades, produzimos um novo site de acordo com as atuais necessidades do atacadista, com integração total a seu sistema de ERP.

Desde o início do projeto com a Tripé Criação, diversas melhorias já foram feitas no sistema, auxiliando clientes e representantes em seus pedidos e tornando o site um canal mais ativo na venda dos produtos.
Recentemente, após a pandemia do coronavírus declarada pela OMS, uma nova atualização foi feita, permitindo que seus representantes atuem de forma online. Agora, todos os pedidos são realizados exclusivamente pelo site, respeitando a orientação de distanciamento social.

 

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