Como atrair a atenção da Geração Z com o marketing digital

 Hiperconectada, pragmática, autodidata e com forte senso crítico. Essa é a geração Z. Composta por jovens nascidos entre a década de 90 e os anos 2000, representou em 2019, 32% da população mundial, segundo dados divulgados pela Organização das Nações Unidas (ONU).  

 

Conhecidos como nativos digitais, nasceram em uma era totalmente tecnológica e não conseguem imaginar um mundo sem internet. Para eles, tudo deve acontecer de forma online e com troca instantânea de informações. É uma geração que vive múltiplas realidades – tanto presenciais quanto digitais -, acredita na diversidade e vê na tecnologia uma forte aliada para tomada de decisões.

 

Possuem um grande poder de influência, chegaram para mudar o mercado e principalmente a forma de se relacionar com o consumo. Por isso,  é muito importante para qualquer marca que queira ingressar nesse universo, conhecer esse perfil e entender como essa geração se comporta no ambiente digital.  

 

É a geração Mobile

Uma pesquisa do Think with Google, portal de pesquisa e tendências da Google, reuniu dados na reportagem “Gen Z: A Look Inside Its Mobile-First Mindset” (Gen Z: Um olhar dentro de sua mentalidade móvel) para ajudar os profissionais da área e possíveis investidores a entenderem o comportamento desses jovens.

A reportagem divulgou que os dispositivos mais utilizados pelos “Gen Z” são o smartphones (78%), notebook (69%), televisão (68%) e videogames (62%). Esses adolescentes são capazes de passar até 3 horas do dia, assistindo conteúdos da internet pelo celular do que desenvolvendo qualquer outra atividade. Para eles, ter um telefone é um dos fatos mais importantes e um marco em suas vidas, assim como a graduação e a carteira de motorista.

No Brasil, cerca de 38% dos adolescentes preferem acessar a internet em um dispositivo móvel. Esse comportamento faz com que esses jovens sejam um bom nicho de mercado a ser explorado, pois os mesmos, junto com a evolução tecnológica constante, ditam o comportamento dos e-commerces e suas tendências.

 

As características mais marcantes da geração Z

Conhecer o perfil desses jovens é o primeiro passo para atender suas expectativas e desejos. É uma geração: crítica, dinâmica, autodidata, que não reconhece hierarquias facilmente e que muda de opinião muito rápido. Vivem o conceito de all-line e querem tudo para agora.

São extremamente exigentes e prezam pela ética. Por isso, além de oferecer produtos que atendam ao seus anseios, a transparência deve ser a base da relação que se iniciará com eles. Além disso, podemos dizer que a geração Z é:

 

Reservada e que valoriza a privacidade

Preferem viver uma experiência de forma personalizada, via rede social e adaptada aos seus hábitos e necessidades. A privacidade é fundamental. Por isso, publicidades invasivas não são bem vistas, 61% desses jovens só compartilham suas informações pessoais com as marcas em que confiam.

 

Versátil e comunicativa

É uma geração aberta capaz de transitar por diversas comunidades ou “tribos”. Para eles, não importa o pensamento, sempre existirá uma conexão entre as pessoas. A diversidade acompanha todas as suas atitudes.

 

Fala o que pensa e gosta de visibilidade

Não importa como foi a experiência, a geração Z gosta de se mostrar. São autênticos, espontâneos e não tem medo de expor sua intimidade. No ambiente digital comentam compartilham e avaliam tudo. Gostam de ter o controle da informação e são os principais responsáveis pelo feedback em sites e redes sociais.

 

Gosta de pessoa reais

Ser uma celebridade da TV já não é algo que atrai esses jovens. Para eles, pessoas reais, com realidades parecidas com as suas, é que fazem a diferença e ditam o seu comportamento. Seus ídolos são youtubers, blogueiros ou aqueles conhecidos com Digitais Influencers.

 

Possui uma linguagem diferente

Se comunicam por códigos. Usam esse tipo de linguagem para explorar seu poder crítico e senso de humor. Baseados em memes e emojis, possuem um grande poder viral e uma ótima habilidade de transformar situações através da comunicação.

 

Prezam a verdade e querem mudar o mundo

Comportam-se com responsabilidade social e são sensíveis perante situações injustas. Estudos recentes mostram que é uma geração a favor das causas ambientais e da igualdade de raça, gênero e salário. Além disso, a verdade deve estar acima de tudo, ser transparente com a sua marca é fundamental.

Como atrair os consumidores da geração Z

Depois de conhecer melhor o perfil desses jovens é muito importante montar estratégias de marketing digital para atrair sua atenção. Voltada para o público jovem e para os amantes de cinema, a Moviecom é uma marca que apostou nessas estratégias e que tem hoje uma relação consolidada com o seu público. Quer saber o que fez a Moviecom se destacar? Listamos aqui algumas das estratégias que fizeram toda a diferença:

 

Produza um conteúdo só seu

Essa com certeza é uma das principais estratégias do Marketing Digital. Produzir conteúdo para o seu público é de extrema importância para se manter no topo das suas relações. Com a geração Z, isso é ainda mais importante. Por estarem em constante evolução e nunca se contentarem com o mesmo, é preciso trazer a eles um conteúdo especial e diferenciado. Além das estratégias de Inbound marketing – que ajudam no reconhecimento das suas personas e facilitam na hora de estabelecer a melhor estratégia -, criar um blog, ter um site sempre atualizado, investir em SEO, plataformas de vídeo como o Youtube e  estar ativo nas redes sociais (Facebook e Instagram) é a grande sacada do momento.

Porém, para os Gen Z´s existe ainda outra particularidade: algumas dessas redes já não fazem mais parte da sua rotina. O Facebook por exemplo, vem deixando de ser utilizado por esses jovens – apenas 9% escolheram o Facebook como sua rede social favorita. Por estarem sempre ligados á tudo o que está acontecendo no mundo todo e valorizarem o aqui e o agora,  é possível dizer que a grande sensação para eles é o Instagram. Pensando nisso, boa parte do conteúdo da Moviecom pode ser encontrado por lá. Com uma linguagem própria e bem diversificada, o público pode se informar sobre todas as novidades da 7ª arte, dos bastidores aos grandes lançamentos.

 

Fale a mesma língua que eles

Já sabemos que a geração Z criou sua própria linguagem. Por isso, ter domínio sobre ela é essencial. De cada  postagem no Facebook pelo menos em duas a Moviecom aposta em Memes; E os emojis estão em todas elas, detalhes que podem parecer simples mas que fazem toda a diferença. Além de estabelecer uma conexão com o seu público mostra que a marca está sempre antenada e por dentro de tudo o que acontece no universo desses jovens.

 

Interação, sempre

Outro ponto fundamental é: jamais crie um conteúdo frio e que será esquecido facilmente. Para isso, busque sempre a interação com esses jovens, eles são os mais responsivos nas redes sociais. Cada vez mais, eles querem participar das suas ações, trazer engajamento é fundamental.

Publicações que incentivam perguntas e respostas ou até mesmo divulgação de promoções são excelentes maneiras de promover a sua marca. Crie Gifs, enquetes, peça para que curtam e compartilhem. Isso aumenta o número de seguidores e consequentemente a sua credibilidade. Foi por esse caminho que a Moviecom chegou hoje as suas 207  mil curtidas no Facebook  e cerca de 55 mil seguidores no Instagram. E isso é só o começo.

     

 

Tenha o vídeo como seu aliado

 Um estudo recente do Pew Research Center, mostrou que o Youtube é  a plataforma mais popular entre os jovens dos Estados Unidos, e que no Brasil, 55% das pessoas entre 14 e 18 anos estão conectados ao Youtube diariamente. Por isso, ele não pode ser deixado de lado. Apostar nessa ferramenta e trazer o seu conteúdo para dentro deste ambiente é com certeza a melhor sacada para atingir a geração Z. Esses usuários não querem receber conteúdos de um clique só. Eles querem conversar, interagir e se sentirem imersos no assunto. Os vídeos possuem esse poder de imersão e trazem informação e proximidade. Investir nessa opção traz bons resultados.

O canal da Moviecom no Youtube tem cerca de 14 mil inscritos e pensando nessa interação, são produzidos para lá, conteúdos como a divulgação de filmes, entrevistas, resenhas e uma tag totalmente direcionada para avaliar e comentar todas as novidades do cinema. Além de ter um canal, investir em vídeos nas redes sociais também é outra sacada, só o fato de publicar o trailer de algum filme já é algo capaz de criar engajamento e trazer respostas positivas no Facebook.

 

Invista em um site ou blog

Manter essa geração atualizada e informada, para isso nada melhor que um site ou blog que facilite essa troca de informações. É preciso trazer um conteúdo informativo, com a linguagem deles e de fácil acesso. Mas isso não é o único ponto de partida. A Geração Z gosta de autenticidade e de sentir que o que ela consome é diferenciado. Por isso em um blog ou site, esses jovens também exigem qualidade e, principalmente, bons layouts. Facilite o acesso, seja criativo e esteja atualizado. Isso fará toda a diferença.

 

Conhecer, criar, elaborar estratégias e estar sempre aberto para o que é novo. Esse é o principal diferencial para conquistar a geração Z. Agora que você já conhece um pouco mais sobre ela e viu que é possível conquistá-la, que tal vir bater um papo com a gente?