Como sua empresa pode atuar no período de quarentena

Nos últimos meses o mundo se viu tomado pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Para evitar uma propagação ainda maior e proteger sua população, muitos países adotaram medidas de quarentena e de isolamento social como forma de segurança.

No Brasil, a medida está sendo tomada desde o dia 20 de março e as previsões de volta ainda são incertas. Com isso, planos empresariais da maioria dos empreendedores brasileiros se viram de cabeça para baixo. O que pode ser o seu caso, não é mesmo? 

Negócios que se fortaleceram baseados em pontos comerciais (ou pontos físicos), como bares, restaurantes, lojas de vestuário, redes de hotéis, entre muitos outros, fecharam sua portas e viram suas receitas e metas se reduzirem drasticamente. Objetivos que antes eram planos de crescimento e desenvolvimento do seu negócio, agora se tornaram desafios para que ele se mantenha vivo no mercado neste período, e muitas vezes a principal pergunta é: qual o melhor caminho para isso?

Não é de hoje que o meio digital vem transformando o mundo e o comportamento das pessoas, indo além do entretenimento e da informação, e ganhando mais espaço no setor de compra e venda de diversos produtos. Em períodos como o que estamos vivendo agora, esse ambiente tem se mostrado ainda mais eficiente. Se você não conhece o mercado digital e suas infinitas possibilidades, chegou a hora de ficar por dentro de um universo que irá revolucionar a sua empresa e te ajudar não só agora, mas em toda a sua trajetória. 

O  Digital e suas infinitas possibilidades

Em um mundo cada vez mais conectado, o uso da tecnologia  hoje em dia é parte integral da maioria dos negócios.O Digital está presente em diversos setores e, principalmente, nas relações de trabalho e na execução de tarefas de forma mais rápida e mais segura. Além disso, seu desenvolvimento foi para além da execução de tarefas e chegou até a maneira como as pessoas se relacionam com um produto. Deste crescimento surgiram novos modelos e, junto com eles, novas demandas. E para acompanhar tudo isso, nasceu o Mercado Digital. 

Quando associamos a palavra mercado, logo imaginamos um lugar de compra, venda e troca de produtos, não é? Pois é, o Mercado Digital é exatamente assim, só que totalmente realizado pela internet. Seja em sites de E-commerce – sites próprios para venda como Netshoes -, grupos do Facebook ou plataformas como OLX e Enjoei. A internet virou uma grande ferramenta para a realização de negócios.

Uma pesquisa publicada pela TIC Domicílios em 2019, mostrou que até o ano passado o crescimento de usuários de internet no Brasil subiu de 60% para 70%: um número que equivale a 126,9 milhões de pessoas. E, para a maioria destes usuários, o celular é o principal meio de acesso, chegando a um percentual é de 56%. Informações necessárias para você entender como o comportamento das pessoas vem mudando e, consequentemente, a forma como elas realizam seus negócios – já que cada vez mais estamos passando mais tempo conectados e realizando nossas atividades virtualmente. 

Estudos mostram que, até o final de 2020, cerca de 50% das compras serão feitas online, por meio de smartphones, tablets e outros eletrônicos, ou seja, as lojas físicas não serão mais a primeira opção dos brasileiros. Estes estudos com certeza não imaginavam o cenário que viveríamos agora – de isolamento social e diversos estabelecimentos fechados -,  então imagine como esses números podem aumentar ainda mais! Por isso, mesmo em meio a dificuldades, agora é o momento ideal de “transformar o limão em uma limonada” e aproveitar para reinventar a sua empresa e todas as suas possibilidades de negócios.

Muitas mudanças, novos caminhos

O primeiro passo para se adaptar a toda esta situação é conhecer o seu negócio e, principalmente, o seu público: o que você vende e qual a relação que você quer manter com o seu cliente neste momento?

Um estudo recente da Kantar feito mundialmente, mostrou que 77% dos entrevistados esperam que as marcas sejam úteis no que se tornou “a nova vida cotidiana” em relação à pandemia do novo coronavírus. Além disso, 75% dos consumidores acreditam que as marcas devem informar o público sobre seus esforços para combater a situação. No Brasil, este número chega a  50,7% dos entrevistados segundo uma pesquisa feita o pela plataforma MindMiners, a pedido do Meio & Mensagem.

A pesquisa da Kantar também mostrou como a mídia está sendo consumida durante o distanciamento social. A navegação na web aumentou 70%; e o engajamento nas mídias sociais, 61% sobre as taxas de uso normal. Ou seja, mais pessoas cada vez mais conectadas. As plataformas mais usadas são: Whatsapp, Instagram, Youtube e a nova febre que vem crescendo bastante neste período, o Tiktok. 

Para se adaptar a essa realidade, o marketing de influência e a produção de conteúdo são extremamente relevantes para a sua marca. Através, deles você é capaz de se relacionar, vender e principalmente levar a sua mensagem e o seu propósito para os seus clientes e assim conquistar a confiança de cada um. 

Neste momento, é muito importante deixar claro qual a relação da sua empresa com o cenário que estamos vivendo e como ela pode ajudar a melhorar a vida dos seus consumidores sem explorar a crise para se promover. Empresas que foram capazes de associar sua marca de forma positiva com  o COVID-19, já vem mostrando bons resultados.

Grandes nomes já foram capazes de se tornarem protagonistas no assunto, e assim, estabelecer uma conexão, investindo dinheiro e energia para atuar nesse momento fazendo a diferença perante os desafios que se impõem para a sociedade. Foi o caso do Magalu, Ambev e Burger King, que dentre suas medidas, estão realizando doações para hospitais e instituições que estão na linha de frente ao combate a esta pandemia.

Atitudes como estas não fazem parte da realidade somente de grandes empresas ou multinacionais. Cliente da Tripé Criação, a rede Moviecom Cinemas, presente em várias cidades do país, apostou num reposicionamento de sua marca para continuar mantendo sua relação de confiança com o seu público. Mesmo sendo diretamente afetada pelo fechamento de suas salas por tempo indeterminado, a marca optou por investir em redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter,  e lançou junto com o seu público a campanha #FicaEmCasa #FicaComaMoviecom. 

Uma forma de trazer conforto, informação e entretenimento através da produção de conteúdo e do Marketing de influência nas redes sociais, fortalecendo ainda mais a relação com o seu público que é apaixonado por cinema. Com isto, em menos de 2 semanas, a rede viu o alcance de suas publicações aumentarem exponencialmente e positivamente, chegando a atingir 1 milhão de pessoas. 

Ao ler tudo isto você deve estar se questionando, “não sou tão grande assim” ou meu negócio é muito diferente. Como devo agir? Pois bem, como já havíamos dito antes o mercado digital é um mundo novo e com infinitas possibilidades, e nele todo mundo pode entrar.

Como incluir o seu negócio no Mercado Digital

O mercado digital é uma realidade bastante atraente, mas para isso você precisa entender as regras do jogo para então poder mostrar sua marca. Para a maioria dos consumidores que estão na internet – recém chegados ou não –  a relação com uma marca vai muito além do consumo. Para eles, a ideia e a experiência que você quer passar através do seu produto também são muito importantes e gatilhos extremamente decisivos na hora de finalizar uma compra.  Por isso, é fundamental fazer mudanças necessárias para colocar sua empresa em uma posição favorável.

O mercado digital veio para entender, facilitar e potencializar essa relação. Não importa se o seu negócio é pequeno ou grande, se tem muita verba ou não, o acesso à informação e a soluções simples transformaram estes obstáculos em coisas do passado. Hoje em dia todos podem se dar bem no ambiente virtual, desde que estejam preparados para isso.

Conhecer o seu público e suas necessidades é o primeiro passo. A partir daí, você deve estabelecer estratégias que condizem com a sua realidade e, então, colocar a mão na massa. 

#1 – Faça da sua empresa uma protagonista

Não importa o seu tamanho ou o tamanho do seu investimento. As redes sociais estão aí para ajudar a melhorar a sua relação com o seu cliente neste período. O brasileiro está mais tempo conectado, use e abuse disso. Procure se diferenciar e usar o bom senso, estamos todos no mesmo barco. Por isso, pense no coletivo e faça algo que gere valor, mostrando que sua empresa quer o bem de todos acima de tudo. Se você só focar em vendas, pode ser um tiro no pé.

Plataformas como Whatsapp, Facebook e Instagram, são excelentes canais de relacionamento, basta que você posicione sua marca, e conte uma história que agrade a todos.

#2 – Traga tudo para o Digital

Todos os processos estão sendo obrigados a se digitalizarem neste momento. Portanto, agora é a ocasião ideal para você transformar todas as  suas de ações de vendas e marketing. Tente trazer tudo o que está no off-line para o on-line – dentro do possível, é claro. 

#3 – Conteúdo, conteúdo e mais conteúdo

Não é de hoje que a frase “conteúdo é tudo” faz tanto sentido para o meu digital. Afinal, um bom conteúdo ganha bons posicionamentos nas redes e aumenta a visibilidade da sua empresa. Então, se neste momento você não está podendo muito somente vender, aproveite a ocasião e estabeleça ainda mais uma relação com seu cliente. Escreva, faça vídeos, infográficos, podcasts, enquetes no Instagram, tudo que quiser! Desde que seja um conteúdo de qualidade, que tire dúvidas, que explique o funcionamento de um produto ou serviço.

#4 – Aposte e invista no delivery

Se a sua empresa não está dentro das que oferecem um serviço essencial, como dos supermercados, farmácias e afins, ela provavelmente já está fechada . Então, veja se não é possível oferecer um serviço de delivery. Mesmo que seja algo bem simples e independente do seu produto. E mais uma vez, tenha as redes sociais como aliada, forneça um número de WhatsApp e explique nos outros meios de comunicação como tudo irá funcionar. Será uma alternativa rápida e muito fácil para fazer o seu dinheiro girar e o seu produto não ficar parado. 

#5 – Procure quem conhece o assunto e pode te ajudar

Estar nas redes sociais pode parecer fácil, mas é um desafio muito grande para quem não conhece esse universo. Muitas vezes os empreendedores acabam se perdendo no meio do caminho. Por isso, tenha do seu lado profissionais capazes de te ajudar a passar por este e por todos os outros períodos. Ter alguém do seu lado capaz de analisar, entender e criar estratégias de comunicação e conteúdo para a sua empresa será o maior diferencial.

Viu como dá para ter várias ideais e se diferenciar durante a quarentena? Comece agora mesmo! Marque um café (virtual) com a gente!