Evolução do Instagram: o que mudou na rede social do futuro

Como diria Darwin, “a existência é um termo da evolução” e, para quem ainda não entendeu, é simples: existir é evoluir.  Pensar em redes sociais é pensar em universo de infinitas possibilidades que exigem de seus criadores uma série de transformações para alcançarem ainda mais o interesse de seus usuários. A evolução do Instagram ao longo de seus 10 anos mostra como tais transformações foram importantes para que a rede se mantivesse como a “queridinha” do meio digital. 

Lançado em 2010, o Instagram foi criado por Kevin Systrom e pelo brasileiro Mike Krieger e foi uma das primeiras redes sociais exclusivas para uso no celular. Com um apelo totalmente visual, em poucos meses se tornou um dos aplicativos mais promissores do mercado e, dois anos depois, foi comprado pelo Facebook por 1 bilhão de dólares. 

 

No Brasil, é a 4 º rede social mais acessada, tendo 66 milhões de usuários ativos. Ao todo, recebe cerca de 95 milhões de fotos todos os dias, que recebem 4,2 bilhões de likes . E com tantos números positivos, se tornou uma das melhores e mais influentes redes sociais, sendo uma ótima oportunidade de divulgar seus conteúdos e humanizar ainda mais a sua marca.

10 anos de investimentos, para chegar ao “futuro do vídeo”

Desde 2012, quando passou a ser acessível não somente para usuários de iOS, mas também de Android, a evolução do Instagram fez com que a rede deixasse de ser apenas uma plataforma para postar fotos e vídeos. Hoje, entre as suas funções estão a aplicação de filtros em fotos, o Boomerang, os Stories, além das gravações e transmissões de vídeos ao vivo. Mudanças que fazem parte dos planos de tornar o Instagram a rede social mais completa e interativa de todas.

A evolução do Instagram fez com que a rede social continuasse nas graças de seus usuários. A mais recente, foi o novo visual do IGTV. Lançada há dois anos, a plataforma de vídeos permite a gravação de vídeos de até uma hora, o que promete diminuir ainda mais as fronteiras entre conteúdo e divulgação para creators. Apesar disso, não teve o retorno esperado, já que um dos seus objetivos principais era tornar-se uma forte concorrente ao Youtube. Para isso, uma nova atualização da interface foi lançada neste mês (em 13 de abril). 

Ao site americano The Verge, o Instagram disse que essas mudanças vieram para tornar o IGTV o “futuro do vídeo”. Com ela, seu objetivo é favorecer os creators da plataforma, e assim, redesenhar o funcionamento do aplicativo e fornecer ao usuário conteúdos que lhe interessam totalmente baseados em seus hábitos – um formato de algoritmo similar ao do próprio Youtube. 

Outra grande adição é a interface do botão de exploração, que desvincula o IGTV do Instagram, facilitando e potencializando a navegação de seus usuários. Agora, a exibição não será relacionada apenas ao que usuário segue, mas também a publicações mais populares, aumentando sua audiência. Além disso, será possível exibir seus Stories em até 15 segundos de seus conteúdos no IGTV ao invés de apenas um frame, como era antes.

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Linha do tempo do Instagram: o que mudou nesses 10 anos

Uma década que passou rápido, e desde então, a evolução do Instagram pode ser ser percebida por seus usuários. O principal norte dessas mudanças tem como principal objetivo facilitar o acesso, e também aumentar ainda mais a visibilidade da própria rede. E como já diz o ditado “nesse mundo nada se cria, tudo se copia”, parte dessa evolução foi inspirada em ferramentas utilizadas por seus concorrentes, que ao serem inseridas no Instagram, potencializaram ainda mais o seu sucesso. 

2010

Lançamento

Fundado por Kevin Systrom e Mike Krieger, teve origem em um aplicativo chamado Burbn, criado em fevereiro de 2010, que era considerado muito “complicado” segundo seus fundadores, que acreditava na força da comunicação por meio de imagens e acreditavam no poder dos celulares para hospedar essas fotos.

2012

Aquisição pelo Facebook

Foi comprado pelo Facebook e passou a ser disponível para IOS e Android, Além disso, foi disponibilizado para computadores nessa época.

2013

Direct

Direct: A primeira “inspiração” da plataforma. Foi lançado o recurso em que você podia se comunicar de uma forma privada trocando fotos e vídeos, algo similar ao Facebook Messenger.

Vídeos

Ainda neste ano, o Instagram liberou os vídeos de 15 segundos.

2015

Pesquisa

Foi colocada ferramenta de pesquisa, aumentando a visibilidade dos conteúdos.

2016

Stories

Seguindo a rede Social “Snapchat”, os Stories chegaram com a proposta de ser um recurso que exibe imagens e vídeos que são apagados somente após 24 horas.

Lives

Também em 2016 foi adicionado a ferramenta que permite fazer vídeos ao vivo.

2017

Filtros

Buscando aumentar ainda mais a interação (e mais um vez se inspirando no Snapchat) o Instagram cria o recurso de máscaras, rebobinar, filtros, junto com boomerangs e o estilo de filmagem mãos livres.

2018

IGTV

Nasce o IGTV, principal ferramenta de vídeos da companhia e um dos seus maiores investimentos.

Grupos

Também em 2018, foi habilitado a função de conversar com seus amigos por chamadas de vídeo em grupo. Algo que já acontecia no Skype, Whatsapp e Hangouts.

2019

Likes

Uma de suas mudanças mais polêmicas e que dividiu opiniões. O fim da visualização do número de curtidas das fotos e vídeos. Que segundo a própria rede, era uma maneira de promover a conexão através do conteúdo, e não dos números.

Create Mode

Mais recursos de câmeras, mais filtros e o chamado Create Mode. Que traz um espaço com mais ferramentas de edição e, consequentemente, mais alternativas na hora de compartilhar fotos e vídeos.

Cenas

O ano das novidades. Entrou no ar o recurso que cria cenas no Instagram. Outra ideia que já existia no mercado através do “Tiktok”, a nova função permite a gravação de vídeos com músicas ou com a velocidade aumentada.

Tantas mudanças fazem parecer que a evolução do Instagram aconteceu em muito mais que 10 anos, mas acredite se quiser, estas não foram as únicas. Recursos como gifs, divulgação de músicas diretamente ligadas ao Spotify ou até mesmo pelo próprio Stories, novos filtros, entre outros, fazem parte deste pacote infinito de interação e possibilidades.

Além disso, a mudança no algoritmo fez com que o Instagram deixasse de seguir a ordem cronológica na exibição das fotos no feed e passasse a divulgar de acordo com o engajamento de cada uma delas. Outra opção surgiu com a possibilidade de ter perfis pessoais e profissionais na rede, e também com o recurso de anúncios dentro do próprio Instagram, que através da plataforma Instagram ADS – similar a do Facebook – permite a divulgação de campanhas, uma ferramenta que mudou a maneira como muitas empresas trabalham sua marca no meio digital.

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O poder do Instagram: como trabalhar esta rede social a seu favor

Se chegamos até aqui, é porque com certeza o Instagram pode e deve ser uma das suas principais ferramentas para divulgar sua marca e vender o seu produto. A evolução do Instagram é um dos principais motivos para essa escolha, já que seus recursos permitem a criação de um conteúdo sempre inovador. E o segredo pode não ser simples, mas depende apenas de uma coisa: a capacidade que você terá de humanizar a sua marca e aumentar a relação do seu público com a sua empresa.

As redes sociais deixaram de ser um lugar de entretenimento e se tornaram espaço de relacionamento e troca. Com isso, o primeiro passo é entender o seu público-alvo e depois, produzir conteúdo de qualidade e relevante para seus seguidores. 

Depois disso, seu crescimento deve estar diretamente relacionado ao seu engajamento – que há muito tempo deixou de ser apenas número de seguidores ou de curtidas recebidas. Conteúdos interativos, estratégias bem elaboradas e o uso de palavras-chave são os principais caminhos para aumentar o seu engajamento. Seus clientes serão seus principais stakeholders. E quanto mais envolvidos com a sua marca, mais resultados você terá.

A boa gestão de uma rede social é tudo para o mercado digital hoje. Conhecê-la a fundo é outro passo importantíssimo para melhorar o seu desempenho e o de sua página. Por isso, ter ao seu lado uma equipe engajada e capacitada, que conheça a fundo a plataforma, suas estratégias de divulgação e o seu funcionamento, também é essencial. Com isso, seus resultados serão mais facilmente alcançados e seus objetivos e vendas terão chances ainda maiores de serem alcançados.

Conhecer a evolução do Instagram e investir nesta rede social é um grande passo para o seu sucesso. Comece agora mesmo! Marque um café (virtual) com a gente!