3 elementos indispensáveis para o marketing de Dia dos Namorados

A data mais apaixonante do ano está chegando e, com ela, a oportunidade de criar uma boa estratégia de marketing para o seu negócio. O dia dos namorados, celebrado dia 12 de junho, foi considerado em 2021 a terceira data mais lucrativa do ano para o comércio varejo, representando uma oportunidade perfeita para lançar suas vendas ao infinito, e além. As marcas devem buscar formas criativas e estratégicas de comunicarem ao público suas intenções, pensando no propósito da data. 

 

Em estudos de Conversion Lift analisados pela Creative Shop da Meta, foi observado que as publicidades feitas no Facebook e Instagram que focaram na emoção ao invés da razão se saíram muito melhor nas vendas do dia dos namorados. Esse é um ponto chave para conseguir resultados através do marketing das redes sociais: é necessário que a marca identifique a emoção que o produto deseja transmitir para o público e apontar os benefícios envolvidos na compra dele. 

 

Assim, vemos que o principal objetivo de uma campanha de dia dos namorados deve ser: utilizar as emoções para comunicar ao público o que o produto pode trazer de melhora na vida das pessoas, para que elas se sintam conectadas e estimuladas em adquiri-lo. É importante que isso fique claro para que a marca consiga passar para a próxima etapa: a visualização do sentimento

 

A terceira etapa na construção da estratégia deve focar em maneiras de transmitir visualmente a conexão entre o sentimento e o produto, através de uma linguagem visual que capture o benefício e a emoção de uma forma genuína. Para isso, é importante pensar na narrativa que a marca deseja criar, focando no contexto da vida das pessoas e não apenas no produto. Isso não é novidade na publicidade, você já deve ter visto a propaganda do banco Itaú, por exemplo, onde temos a atriz Fernanda Montenegro falando palavras sentimentais para a bebê Alice repetir, ou então, sobre o relacionamento entre um pai e filho para retratar o dia dos pais. O foco principal não está nas questões institucionais do banco, mas sim, em transmitir o sentimento que fica marcado no espectador e que ele irá associar com a marca. 

 

A próxima etapa é pensar nos detalhes estéticos da criação da campanha, focando em como personificar o sentimento dentro da narrativa e benefícios estabelecidos. A união desses elementos resultará em uma campanha coesa e com objetivos claros de comunicação. Separamos também outras dicas para a sua marca aproveitar ao máximo o potencial de uma boa campanha: 

 

Explore as funções das redes

Não se limite apenas aos posts tradicionais do feed, atualmente o audiovisual está cada vez mais em alta nas redes sociais e são a preferência de muitos internautas. Invista no reels do Instagram com a produção de vídeos curtos e dinâmicos. Eles têm um grande potencial de engajamento e descoberta por outras pessoas, já que aparecem em uma seção separada de acordo com os interesses das pessoas e na página do explorar. Além disso, há a possibilidade de criar anúncios através do reels, invista em impulsionamento dos vídeos para que sua empresa consiga atingir de maneira mais assertiva o público-alvo. Os stories também são uma ferramenta boa para complementar sua campanha, já que permitem uma interação maior entre os internautas e o seu conteúdo, a mesma coisa vale para o Facebook. 

 

Traga diversidade nas representações

É importante que a sua marca consiga se conectar com pessoas de diferentes identidades de gênero, raças e classes sociais. Como dito anteriormente, temos o objetivo de estabelecer uma conexão entre o público e o que está sendo transmitido. Para isso, é importante que eles se sintam representados e incluídos nas peças publicitárias ao longo do ano, não apenas no dia dos namorados. É preciso que a realidade de um país diverso como o Brasil seja representada da maneira correta, fugindo de estereótipos e de representações padrões (pessoas brancas, héteros e cis) que não refletem a realidade. 

 

Busque referências

As referências são aliadas na produção de conteúdos para redes sociais. Esteja sempre antenado em tendências do momento e no que os concorrentes do mesmo nicho que o seu estão fazendo. É importante pesquisar estratégias que possam ser aplicadas no seu negócio e que possam servir de inspiração para a criação de conteúdos. Afinal, as redes sociais possuem um grande potencial para vendas e exposição de negócios, por isso, é imprescindível que você forneça uma vitrine de qualidade para seus potenciais clientes. 

 

Com essas dicas você conseguirá aperfeiçoar suas estratégias de marketing para campanhas, não apenas no dia dos namorados, como ao longo do ano todo. 

 

Mas, você sabe por que a data é comemorada dia 12 de junho no Brasil?

O Brasil é o único país que comemora o dia dos namorados em 12 de junho e o motivo disso é puramente comercial. A data foi instituída em 1949 pelo João Dória, empresário no ramo de publicidade (sim, pai do João Dória Jr., ex-governador de São Paulo) e dono da agência Standart Propaganda. Ele foi contratado pela loja Exposição Clipper com o intuito de traçar estratégias que melhorassem as vendas de junho, que eram sempre fracas. Doria se inspirou no Dia das Mães e pensou em criar outra data para a troca de presentes: o Dia dos Namorados. 

 

A data foi escolhida por ser justamente o mês em que as vendas não eram tão boas, e especificamente na véspera do dia de Santo Antônio, conhecido por ser o Santo Casamenteiro. Dória criou a primeira propaganda do dia dos namorados com o slogan: “Não é só com beijos que se prova o amor!” e outro que dizia: “Não se esqueçam: amor com amor se paga”. Ela foi apontada na época como a melhor propaganda do ano pela Associação de Propaganda Paulista e no ano seguinte a comemoração se popularizou no país. 

 

Nos países europeus e nos Estados Unidos, o dia dos namorados é conhecido como Valentine’s Day (dia de São Valentim), em homenagem ao padre que foi condenado à morte por realizar casamentos escondidos do Imperador Cláudio II, que havia banido a prática por acreditar que homens casado se tornavam soldados ruins. A data é celebrada no dia 14 de fevereiro, e é estipulado que suas origens venham do século V. Porém, a celebração não teve grande adesão no Brasil, o que possibilitou a instituição de outra data para comemorar o dia dos namorados no país.